A iluminação pública é um serviço que requer o fornecimento de energia elétrica para promover a boa luminosidade e visibilidade nas cidades, sobretudo no período noturno.
Ou seja, a principal função da iluminação pública é garantir que todos os pontos de luz estejam bem posicionados em ótimas condições – seguindo todas as normas e critérios necessários para um serviço de qualidade.
Além disso, se considerarmos o contexto histórico da iluminação pública, podemos afirmar que este, foi um dos serviços que mais contribuíram para o desenvolvimento urbano.
A evolução da tecnologia no setor, prova que a iluminação pública é mais do que um recurso para iluminar cidades, mas também para garantir conforto e segurança à população.
Qual a importância da iluminação urbana?
Como falamos anteriormente, a iluminação pública trata-se de um serviço de interesse local, que visa garantir maior qualidade de vida noturna dos municípios – proporcionando uma série de benefícios para toda a população.
Em outras palavras, a iluminação pública atua como um instrumento de cidadania, influenciando diretamente no desenvolvimento das cidades e no estilo de vida da população.
Na prática, os pontos de luz devem direcionar iluminação adequada em vias públicas, ruas, estradas, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, praças, jardins e passarelas para tornar cidades cada vez mais mais agradáveis e seguras para todos.
Dessa forma, os projetos de iluminação ajudam na prevenção da criminalidade e violência nas ruas, além da segurança na mobilidade e tráfego urbano.
Do mesmo modo, a boa iluminação destaca e valoriza os espaços públicos para que sejam mais atrativos, e consequentemente, para que as pessoas desfrutem dos ambientes com segurança e tranquilidade.